Processo Produtivo
Todo o Papel que é produzido pela Imporpel é 100% reciclado.
A reciclagem de papel começa com estas aparas, nossa matéria prima, passando por um processo chamado de desagregação, que consiste em desmanchar as caixas já usadas na água com uma intensa agitação, dando origem a uma pasta de papel, que passará por vários equipamentos para a retirada de impurezas.
Em uma análise laboratorial uma amostra da pasta de papel é avaliada para saber se ela está compatível com as propriedades exigidas das fibras.
A retirada da água da pasta é feita pela ação da gravidade, por vácuo, por compactação mecânica e finalmente por aquecimento da folha de papel. Esse aquecimento é feito através de cilindros aquecidos pela circulação de vapor de água.
As caixas de papelão já usadas, coletadas, prensadas e enfardadas são chamadas de aparas.
Em seguida, a pasta vai para os refinadores, que deixarão as fibras mais uniformes.
Inicia-se então a formação do papel através de um equipamento chamado caixa de entrada que espalhará a pasta por um jato contínuo em uma tela que é suportada por uma mesa plana, onde começa a retirada da água.
Após a secagem na máquina de papel, o papel está semi-acabado seguindo para a rebobinadeira, que fará os recortes do papel do tamanho solicitado pelos clientes.
Após passarem pelo controle de qualidade, estão prontas para serem entregues.